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EFD-Reinf: Exigência do loja virtual Simples Nacional é adiada

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Após comunicado de adiamento postado no Portal Sped, as empresas do Simples Nacional ainda não possuem data para iniciar entrega da EFD-Reinf
O início de transmissão da EFD-Reinf para as empresas do Simples Nacional, que pertencem ao 3º grupo estava previsto para julho deste ano, mas depois de muita polêmica o fisco adiou o início de entrega da obrigação.
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Obrigações Fiscais (EFD–Reinf) foi instituída pela Instrução Normativa nº 1.701 de 2017 e é mais uma obrigação do projeto SPED.
A norma que trata da obrigatoriedade da EFD-Reinf já foi alterada?
Até a publicação desta matéria (16/07) a norma que dispõe sobre a EFD-Reinf, Instrução Normativa nº 1.701/2017 ainda não havia sofrido alteração.
Onde encontrar informação sobre o adiamento da exigência da EFD-Reinf para o 3º grupo?
A informação sobre o adiamento da exigência da obrigação foi publicada no Portal Sped em 15 de julho.
De acordo com informações do Portal Sped, a publicação de ato normativo referente ao novo cronograma da EFD-Reinf será feita em breve.
Confira:
Adiamento da entrada em produção do “3º Grupo” na EFD-REINF – Publicação em breve
Publicado em 15/07/2019
Será adiada a data de entrada em produção da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) do 3º Grupo, que engloba, em sua maioria, as empresas do Simples Nacional.
Por Josefina do Nascimento – autora e idealizadora do Portal Siga o Fisco
Fonte: Siga o Fisco

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Internet e telefone: INSS completa digitização de todos os serviços

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A partir desta quarta-feira (10), vários serviços relativos a Acordos Internacionais Previdenciários passam a ser realizados pelo Meu INSS (site e aplicativo para celular) e telefone 135. Além disso, outros serviços como o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal e Validação do Facultativo de Baixa Renda também passam a ser realizados sem necessidade de o cidadão sair de casa.

Ao todo, 90 serviços do INSS vão poder ser feitos a distância. A média mensal de atendimentos por esses serviços nas agências era de mais de 700 mil. Com a completa digitização dos seus serviços, o INSS é o primeiro órgão do Governo Federal com todos os serviços digitais. Apenas aqueles que exigem a presença do segurado continuam presenciais, como perícia médica e prova de vida.

Lá fora

Atualmente, existem 17 acordos internacionais (Estados Unidos, Portugal, Moçambique, Argentina, entre outros). Eles garantem a contagem do tempo de contribuição e cobertura previdenciária aos segurados tanto no Brasil quanto no país acordante.

Nos países abrangidos pelos acordos, o requerimento inicial é feito direto no organismo de ligação do país que, geralmente, é o corresponde do INSS lá fora. O andamento do pedido, todavia, pode ser acompanhado pelo Meu INSS, o que facilita a vida dos segurados fora do país, pois o telefone 135 tem abrangência apenas nacional.

No Brasil, não será mais preciso o agendamento para requerer os serviços de Acordos Internacionais. Basta acessar o Meu INSSou ligar 135 e o segurado só vai a agência se houver exigência de documentação.

Ao todo, 19 serviços relativos a Acordos Internacionais passam a ser feitos pela internet e telefone, tais como a solicitação do Certificado de Deslocamento Temporário: documento que as empresas obrigatoriamente devem fornecer para os trabalhadores que forem trabalhar em país com o qual o Brasil mantenha acordo previdenciário.

Transformação Digital

Desde maio, vários serviços passaram a ser realizados pelo Meu INSS e 135, tais como recurso, revisão, mudança de agência, solicitar pagamento não recebido, aposentadorias, auxílios, pensões.

Outro importante lançamento foi a Calculadora da Aposentadoria por Idade que calcula quanto tempo falta para se aposentar, simula a renda inicial, e mostra se o segurado tem realmente direito ao benefício.

E agora, além dos serviços de Acordos Internacionais, também foram disponibilizados pelo Meu INSS e telefone outros serviços como o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, benefício concedido aos pescadores durante o período de defeso (reprodução das espécies).

Lançado em abril, o projeto de Transformação Digital do INSS tem entre seus parceiros a Dataprev, responsável por prover a tecnologia necessária e aplicar a inteligência em processos para o alcance dos objetivos, entre eles, melhorar a prestação dos serviços públicos aos segurados da Previdência. O INSS é atualmente vinculado ao Ministério da Economia, um dos órgãos a frente da Transformação Digital do Governo Federal.

Meu INSS

O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celular. O cadastro pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo site dos bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

O atendimento do telefone 135 é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Confira abaixo a lista dos 90 serviços agora disponíveis pelo Meu INSS e telefone 135:

  1. Aposentadoria por Idade Urbana
  2. Salário Maternidade Urbano
  3. Apuração de Batimento Contínuo/MDS – Decreto 9462/2018
  4. Agendamentos e Consultas de pedidos
  5. Extrato Previdenciário (CNIS)
  6. Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE)
  7. Extrato de Empréstimo Consignado
  8. Extrato para Imposto de Renda (IR)
  9. Carta de Concessão do Benefício
  10. Agendamento de Perícia Médica
  11. Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
  12. Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
  13. Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI
  14. Alterar dados Básicos de Contato
  15. Resultado da Perícia Médica
  16. Recurso
  17. Recurso de Benefício por Incapacidade
  18. Revisão
  19. Cópia de Processo
  20. Recurso – Seguro Defeso
  21. Cessação de Benefício por Óbito
  22. Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão
  23. Cadastrar ou Renovar Representante Legal
  24. Alteração de Forma de Pagamento
  25. Reativar Benefício
  26. Atualização de Dependentes para Imposto de Renda
  27. Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário
  28. Desistência de Benefício
  29. Solicitar Valor não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário
  30. Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família
  31. Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho
  32. Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  33. Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  34. Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho
  35. Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social
  36. Cadastrar ou Renovar Procuração
  37. Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País
  38. Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
  39. Atualização de Dados do Imposto de Renda – Retificação da Dirf
  40. Certidão para Saque de Pis/Pasep/Fgts
  41. Exclusão de Desconto de Mensalidade Associativa/Sindicato em Benefício Previdenciário
  42. Solicitação de Exclusão de Empréstimo Consignado
  43. Cadastrar Pensão Alimentícia
  44. Aposentadoria por Idade Rural
  45. Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  46. Auxílio-Reclusão Rural
  47. Auxílio-Reclusão Urbano
  48. Benefício Assistencial ao Idoso
  49. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência
  50. Certidão de Tempo de Contribuição
  51. Pecúlio
  52. Pensão por Morte Rural
  53. Pensão por Morte Urbana.
  54. Salário Maternidade Rural
  55. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição
  56. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade
  57. Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso
  58. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência – Microcefalia
  59. Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença
  60. Saldo na tela (tempo ou valor de benefício)
  61. Calculadora da Aposentadoria por Idade
  62. Calculadora da Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  63. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Rural
  64. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Urbana
  65. Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição
  66. Acordo Internacional – Atualização de Atestado de Vida
  67. Acordo Internacional – Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários
  68. Acordo Internacional – Atualização de Dados de Imposto de Renda
  69. Acordo Internacional – Benefício Exclusivo do País Acordante
  70. Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento Temporário Inicial
  71. Acordo Internacional – Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário
  72. Acordo Internacional – Histórico de Seguro em País Acordante
  73. Acordo Internacional – Pensão por Morte Rural
  74. Acordo Internacional – Pensão por Morte Urbana
  75. Acordo Internacional – Reativação de Benefício
  76. Acordo Internacional – Recurso
  77. Acordo Internacional – Regularização de Pagamentos em Atraso
  78. Acordo Internacional – Retificação de Deslocamento Temporário
  79. Acordo Internacional – Revisão
  80. Acordo Internacional – Salário-Maternidade
  81. Acordo Internacional – Transferência de Benefício em Manutenção
  82. Cálculo de Contribuição em Atraso, Emissão e/ou Cálculo de Gps
  83. Cat, Acréscimo 25%, Isenção de Ir e Auxílio-Acidente
  84. Inscrição Junto À Previdência Social
  85. Marcação ou Remarcação de Perícia Médica
  86. Reemitir Parcelas – Seguro Defeso
  87. Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29
  88. Seguro Defeso – Pescador Artesanal
  89. Validação Facultativo Baixa Renda
  90. Atualização de Dados Cadastrais

Fonte: INSS

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Atraso no recolhimento do FGTS e do INSS não caracteriza dano moral

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A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho excluiu da condenação imposta à Trade Polymers do Brasil Indústria e Comércio Ltda., de Barueri (SP), o pagamento de indenização por danos morais em razão do atraso no recolhimento do FGTS e da contribuição previdenciária de um empregado. Segundo o colegiado, a conduta não é suficiente para o deferimento do pedido de indenização. 

Foro íntimo

O juízo da 2ª Vara do Trabalho de Barueri havia julgado improcedente o pedido de indenização, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) condenou a empresa ao pagamento de R$ 3 mil ao empregado. Para o TRT, a conduta do empregador de atrasar o recolhimento do FGTS e do INSS teria afetado o foro íntimo do empregado e causado prejuízos a ele.

Demonstração

O relator do recurso de revista da empresa, ministro Dezena da Silva, observou que a questão está pacificada no TST no sentido de que, diferentemente de quando se dá o atraso reiterado de salários, a simples constatação do não recolhimento dessas parcelas não é suficiente para justificar a condenação ao pagamento da indenização. É preciso, segundo ele, a demonstração de prejuízo de ordem moral. 

A decisão foi unânime.

(RR/CF)

Processo: RR-1776-44.2014.5.02.0202

Esta matéria tem cunho meramente informativo.

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

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Mais de 5 mil empresas caem na malha fina e devem R$ 1 bilhão

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A Receita Federal identificou mais de R$ 1 bilhão em sonegação fiscal de empresas, entre março e maio deste ano. No período, foram autuadas 5.241 empresas em todo o país por irregularidades no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica(IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)do ano-calendário 2014.

O crédito tributário lançado, que inclui juros moratórios e multa de ofício de 75%, totalizou R$ 1.002.536.449,16. As irregularidades foram apuradas na Malha Fiscal Pessoa Jurídica.

A Receita Federal orienta as empresas com irregularidades no IRPJ e na CSLL dos anos-calendário seguintes a se autorregularizarem. Em junho de 2019, serão iniciadas as ações referentes ao ano-calendário 2015, com envio de cartas para mais de 14 mil empresas que apresentam inconsistências nos recolhimentos e declarações de IRPJ e CSLL de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

De acordo com o Fisco, o demonstrativo das inconsistências e as orientações para a autorregularização constarão na carta a ser enviada ao endereço cadastral constante do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e na caixa postal dos contribuintes. A caixa postal pode ser acessada no site da Receita, no portal e-CAC.

Essa é mais uma etapa da série de ações do Projeto Malha Fiscal da Pessoa Jurídica da Receita Federal, que tem como objetivo identificar “inconsistências” no recolhimento de tributos por meio do cruzamento de informações eletrônicas, explicou o órgão.

(**) Valor do tributo sem acréscimo de <a class='classtermo' href='https://www.contabeis.com.br/termos-contabeis/juros/'>juros</a> moratórios e de multa de ofício.

(**) Valor do tributo sem acréscimo de juros moratórios e de multa de ofício. – EBC

Fonte: Agência Brasil 

Tudo sobre MEI

MEI que tiver contribuições vencidas no dia 20, deve antecipar o pagamento

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Deverão antecipar o pagamento para até o dia 19 (quarta-feira) e não deixar para efetuar posteriormente à data. Quando vencidos em finais de semana ou feriados, os impostos devem ser recolhidos nos dias úteis anteriores. A quitação mensal da contribuição do MEI é obrigatória. O pagamento é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

A contribuição mensal é a garantia que o Microempreendedor Individual tem para conseguir todos os benefícios, como os previdenciários, por exemplo. Além de um valor reduzido, o imposto é fixo e pode ser colocado no controle de gastos do empresário. O MEI inativo ou que teve receita zero também está obrigado a pagar o valor mensal previsto pelo Simei, porque ele independente do exercício de atividade e do volume de receita.

O MEI deverá recolher os valores da contribuição mensal por meio de uma das várias opções: emitir o DASMEI por meio do respectivo Programa Gerador (PGMEI), do APP do MEI para celular, do Totem Sebrae, efetuar o pagamento on line ou incluir em Débito Automático, que é uma funcionalidade desenvolvida no Portal do Simples Nacional que permite ao Microempreendedor Individual fazer o pagamento debitando de sua conta-corrente de pessoa Física ou jurídica.

Fonte: Agência Sebrae

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PIS/COFINS não incide em exportação de serviços, diz Receita

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Na última sexta-feira (07), a Receita Federal reconheceu, em solução de consulta, que o PIS/COFINS não incide em receitas provenientes de exportação de serviços, desde que ocorra a efetiva entrada de capitais no país. Para isso, é necessário que sejam cumpridas as normas da legislação monetária e cambial, inclusive as regras operacionais.

A Receita Federal esclareceu ainda que os valores recebidos por pessoa jurídica pela prestação de serviços a pessoas físicas ou jurídicas localizadas no exterior devem ser detalhadas nos livros fiscais do prestador, para a comprovação de que os pagamentos foram realizados de acordo com as normas cambiais vigentes.

Para o advogado especialista em direito societário Marcelo Cox, sócio do Mota Kalume Advogados, a medida traz mais segurança jurídica e deve incentivar mais ainda a exportação de serviços, como o de agenciamento ou intermediação de negócios, e, consequentemente, trazer mais recursos estrangeiros ao país.

Fonte: It Press Comunicação

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Receita Federal autua mais de 5 mil empresas por irregularidades no Imposto de Renda e alerta sobre novas autuações

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A Receita Federal autuou nos meses de março, abril e maio 5.241 empresas por irregularidades no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) do ano-calendário 2014. O crédito tributário lançado, que inclui juros moratórios e multa de ofício de 75%, totalizou R$ 1.002.536.449,16. As irregularidades foram apuradas na Malha Fiscal Pessoa Jurídica e consistem na insuficiência de recolhimento e declaração em DCTF do imposto e contribuição apurados na Escrituração Contábil Fiscal – ECF.

Tab. 1: Distribuição das Autuações por Unidade da Federação 

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(*) Valor da autuação, que inclui valor do tributo, juros de mora e multa de ofício de 75%.

A Receita Federal orienta as empresas com irregularidades no IRPJ e na CSLL dos anos-calendário seguintes a se autorregularizarem. Em junho de 2019, serão iniciadas as ações atinentes ao ano-calendário 2015, com envio de cartas para mais de 14.000 empresas que apresentam inconsistências nos recolhimentos e declarações de IRPJ e CSLL de aproximadamente 1,5 bilhão de Reais.

O demonstrativo das inconsistências, bem como as orientações para a autorregularização, constarão na carta a ser enviada ao endereço cadastral constante do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e na caixa postal dos contribuintes. A caixa postal pode ser acessada no sítio eletrônico da RFB, no portal e-CAC.

Tab. 2: Distribuição das Empresas a serem Notificadas de Irregularidades no IRPJ e CSLL

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(**) Valor do tributo sem acréscimo de juros moratórios e de multa de ofício.

Essa é mais uma etapa da série de ações do Projeto Malha Fiscal da Pessoa Jurídica da Receita Federal, que tem como objetivo identificar “inconsistências” no recolhimento de tributos por meio do cruzamento de informações eletrônicas.

Fonte: Receita Federal

Tudo sobre MEI

Declaração do MEI vai até sexta-feira

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Em Pernambuco, a obrigatoriedade atinge 243,2 mil empresários, que estão no foco da Receita Federal após o término do período anual de declaração do Im­posto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Para preencher e entregar sua prestação de contas, o empresário deve acessar o Portal do Empreendedor pela página www.portaldoempreendedor.gov.br.

A declaração a ser enviada é correspondente ao exercício de 2018, e segundo o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Nogueira, é necessário que a prestação de contas seja entregue mesmo que não tenha ocorrido faturamento. “Esse procedimento é obrigatório. Ele vai declarar renda e tem que fazer independente de movimentação. Além do prazo, o empreendedor precisa ficar atento para declarar todo faturamento da empresa, mesmo sem a emissão da nota fiscal e que ele não tenha faturado absolutamente nada, mas precisa dessa declaração. Alguns acham que é só para declarar se faturou algo”, disse.

Como toda obrigação, o não cumprimento do prazo de envio da declaração provoca uma multa que varia de R$ 50 até 2% ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na declaração. “Uma das formas de quitar o tributo é pagando mensalmente a sua contribuição até o último dia útil de maio, que coincidiu de ser no dia 31 de maio, data para fazer a declaração anual correspondente ao exercício. Se fizera prestação fora do prazo, ele levará uma multa, que vai custar a partir de R$ 50. Se for paga até o vencimento da multa haverá um desconto”, explica o analista Nogueira.

Dicas

Ele orienta as pessoas para que sigam todos os passos durante o envio da declaração, e atentem para o ano de 2018. “As informações que serão lançadas no portal do empreendedor incluem o CNPJ, onde ele vai abrir a opção do ano referente a 2018. Depois abrirá um formulário que vai solicitar as informações como a receita total do ano, as atividades e o faturamento correspondente. Outras informações necessárias são a receita bruta total do ano e o microempreendedor responder se teve empregado no exercício”, destacou.

Com a declaração feita, o empreendedor deverá emitir o recibo de entrega da declaração, onde nele constará as informações sobre o horário de envio para a Receita Federal e o número de controle.

O pequeno empreendedor que estiver com dificuldades na realização e no envio da declaração simplificada pode procurar o Sebrae, mas a categoria conta com a ajuda de outras instituições. O Governo do Estado tem o Expresso Empreendedor, atendimento feito por meio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempteq). Além disso, as prefeituras dos municípios oferecem a Sala do Empreendedor, que tem uma programação fixa e destinada para a categoria.

Fonte: Folha PE

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PE – Dispensa do TEF para o Simples Nacional

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O Fisco estadual determinou que, na hipótese de operação cujo pagamento seja efetuado por meio de cartão de crédito, débito ou outro instrumento de pagamento eletrônico, a emissão do respectivo comprovante deve estar vinculada à NFC-e correspondente, mediante interligação com o programa emissor do mencionado documento fiscal ou em se tratando de impressão do Danfe-NFC-e, deve ser utilizado o mesmo equipamento para impressão do comprovante, porém tal obrigatoriedade não se aplica ao contribuinte optante do Simples Nacional, inclusive microempreendedor individual (MEI) .

Fonte: SEFAZ/PE

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O papel do profissional contábil para o funcionamento das empresas

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Introdução  

O presente estudo ressalta sobre a grande importância do profissional contábil dentro das empresas. Em um mundo de negócios caracterizado pelas inovações tecnológicas, pela forte competividade, os profissionais contábeis em meio a tantas mudanças e inovações, estão obrigados a se atualizarem de forma rapidamente, desta maneira o conhecimento se tornou essencial para este profissional.

O profissional contábil deixou de ser um simples guarda livros, passando a ser essencial dentro das empresas. Há pouco tempo atrás, o contador fazia os registros de forma escrita não evidenciando a tecnologia.

Para Coelho (2000, pp.27 e 32)

Conforme Coelho (2000, p. 27), em 1870, reconhece-se oficialmente a associação dos Guarda-Livros da Corte, porém sem nenhum órgão regulador à ser seguido pelos profissionais, e sim apenas algumas leis com o intuito de melhorar e ampliar a organização da profissão contábil. Em 1931, o decreto Nº 20.158, instituiu o Curso Técnico de Contabilidade para formar guarda livros e Peritos Contadores. Em 1943, os cursos técnicos referidos foram transformados na categoria de cursos médios, garantido ao formando o título de Técnico de Contabilidade. Somente em 1945, foi instituído o Curso de Ciências Contábeis e Atuarias pela Lei nº 7988.

Conforme COELHO (2000, p. 32), no Brasil, o desenvolvimento da profissão contábil só passou a ter razoável evolução a partir de 1946, com a criação do Conselho Federal de Contabilidade.

O mercado a cada dia que passa está mais exigente, buscando profissionais bem preparados, ágeis, capacitados, atualizados, capazes de registrar corretamente a informação certa para a tomada de decisões. Para esse profissional conseguir manter-se nesse mercado é necessário estar cada vez mais qualificado, sempre em busca de novos aperfeiçoamentos, mas não só na área de sua atuação, como também em todas as áreas que estão relacionadas com a escolha profissional.   

O profissional deve estar atento às constantes mudanças, procurando sempre novas informações, não se conformar tão somente com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e sim, deve pensar na educação como um processo contínuo e permanente, visando estar preparado para quando surgirem às oportunidades de realização profissional.

Para Marion (2003, pp.33-34): 

O contador deve estar no centro e na liderança deste processo, pois, do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. Deve saber comunicar-se com as outras áreas da empresa. Para tanto, não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais. O contador deve também ter formação cultural acima da média, inteirando-se do que acontece ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu país e no mundo. Deve ter um comportamento ético-profissional inquestionável, participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional e estar consciente de sua responsabilidade social e profissional. 

Para tanto, a conduta ética do contabilista e sua responsabilidade social deve prevalecer sempre em seus posicionamentos profissionais. Pois deve ser considerado um profissional de maior relevância na sociedade, cujo trabalho quando realizado com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, possui forte influencia positiva no seio da sociedade, garantindo e respaldando as decisões que interferem frontalmente na vida das pessoas.

Qual a importância do profissional contábil para as empresas? O intuito, deste estudo é mostrar a importância do profissional contábil para as empresas, pois através de seu conhecimento busca-se orientar a empresa, gerar informações que facilitem as tomadas de decisões empresariais. Mostrando a melhor forma de analisar demonstrações contábeis dentre outras, podendo assim extrair informações relevantes ao funcionamento do negócio. O contabilista tornou-se um profissional relevante para a sociedade, seu trabalho quando feito com responsabilidade traz confiabilidade e sustentabilidade para as empresas.

A seguir, são apresentados o objetivo geral e objetivos específicos a serem alcançados através da realização deste projeto.

Avaliar a importância das informações do profissional contábil para a tomada das decisões empresariais. Definir quais as áreas das empresas que mais necessitam das informações contábeis. Apresentar a importância das informações contábeis para a empresa. Analisar o papel do contador na empresa. 

  • Referencial teórico

Dentro do referencial teórico analisado acerca dessa pesquisa, é possível apresentar e ressaltar conceitos relevantes sobre a importância do profissional contábil para o bom funcionamento das empresas. 

  • A importância do profissional contábil

Assim como a contabilidade, o contabilista acompanhou as mudanças no cenário em que está inserido. O contador, antigo “guarda-livros”, hoje assume o papel de um consultor gerencial, pois tem participado mais das decisões da empresa, não só com informações como também sendo parceiro dos gestores. Pode-se observar que a profissão contábil a cada dia que passa torna-se cada vez mais importante tanto para a sociedade quanto para as empresas. O papel do contador a cada dia que passa está sendo mais valorizado.

A contabilidade seguiu todo um curso de mutações com o surgimento de novas tecnologias que fizeram com que essa ciência fosse cada vez mais importante para a humanidade              assumindo assim, um papel importantíssimo dentro das empresas junto aos gestores, devido a possibilidade de fornecer informações valiosas para a tomada de decisões no curto e longo prazo. Nesse sentido, o papel do contador é relevante, pois é ele que trabalha com os dados para o fim de gerar informações para as empresas (REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, 2007). 

Desta forma, a profissão encontrou seu próprio caminho, tornando-se uma das mais antigas e respeitadas profissões regulamentadas do País, reunindo hoje cerca de 400 mil profissionais. Diante do exposto, verifica-se um notável crescimento e fortalecimento da profissão e conquistas alcançadas na luta da profissão contábil pelo merecido reconhecimento e valorização.

Deste modo, pode-se dizer que o profissional contábil é aquele em que a atividade consiste na prestação de serviços, fornecendo informações e avaliações principalmente de natureza física, financeira e econômica sobre o patrimônio das entidades, objetivando auxiliar no processo de tomada de decisões e sobre as tendências futuras das mesmas. 

  • O papel do profissional contábil

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem história, sem identidade, sem planejamento, sem condições nenhuma de seguir adiante. As funções de um contador não se limitam apenas a apurar impostos e manter a contabilidade em dias, ele deve contribuir em todos os sentidos dentro de uma empresa, com esta visão o contador estará orientando o empresário a ter sempre ferramentas essências para a motivação de seu negocio. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar melhor o resultado e desempenho da empresa, não vendo apenas a apuração de resultados, mas sim como foi alcançado e de que maneira se pode melhorar desta maneira o contador estará se mostrando apto a orientar na tomada de decisões quando solicitado, para planejar, fazer previsões de vendas, ver se a empresa teve lucro ou não, pagamentos compromissados, impostos, despesas, dentre outras. Com estas informações em mãos o contador se sentirá seguro quando seus respectivos clientes o chamarem para tais avaliações fiscais que são feitas uma vez ao ano.

Para Marion (2005, p. 127-128):

A Contabilidade pode ser considerada como uma importante ferramenta de auxílio para a administração da empresa por ser a responsável pelas informações econômicas e financeiras, oferecendo melhor sustentação para uma boa tomada de decisão, (MARION, 2005).

Marion afirma que: (2005, p. 156-157):

A função contábil é cada vez mais significativa e necessária para a humanidade. Sua principal importância é orientar as organizações na conquista da eficácia constante, sendo papel do profissional contábil direcionar os negócios para a prosperidade a partir da teoria científica. Informar, simplesmente, pode ser tarefa de um sistema de informação manuseado por qualquer pessoa, porém, explicar e orientar requer conhecimento científico do profissional da área.

Deste modo, o profissional da contabilidade precisa aprender a lidar com as mudanças, alimentando ideias novas para melhorar seu desenvolvimento profissional. Desta maneira só vem a engrandecer o trabalho contábil, o que não se pode mais é o profissional limitar-se a rotina do dia a dia das empresas, se submetendo apenas a dar informações financeiras e econômicas. 

  • As áreas das empresas que necessitam de mais informações contábeis

A profissão exige um conjunto de conhecimentos para o seu exercício, sendo uma das áreas que necessita de informações reais para o bom funcionamento das empresas. A contabilidade para ser bem elaborada e eficaz necessita de um bom relacionamento com todos os setores da empresa.

Mas sabemos que existem setores contábeis nas empresas que precisam de um acompanhamento mais detalhada, para assim ocorrer um fornecimento de informações eficazes que auxiliaram nas tomadas de decisões empresariais. E a contabilidade tributária é um ramo que necessita bastante dessas informações para auxiliar na contabilização dos tributos. O setor tributário precisa caminhar junto com os demais setores da empresa, pois ele necessita recolher informações plausíveis para assim cumprir as obrigações tributárias.

Osni e Mauro (2014, PP. 2-3):

As principais funções da contabilidade são\; 

. Promover ou orientar o correto preenchimento das guias para recolhimento de tributos das três esferas de governo: municipal, estadual e federal.

. Promover treinamento e orientação fiscal para os departamentos da empresa que tenham por incumbência desenvolver tarefas relacionadas a tributos. 

. Promover e orientar a elaboração do planejamento tributário.

(OSNI e MARION, 2014).

É de grande importância que o contador elabore um planejamento tributário adequado a realidade da empresa, pois auxiliará no cumprimento das obrigações principais e acessórias, e também na redução da carga tributária.

Os profissionais contábeis são responsáveis pelo gerenciamento dos tributos das empresas que incidem nas atividades desenvolvidas pela empresa. Para ocorrer um gerenciamento pelo profissional contábil de qualidade, ele deverá desempenhar adequadamente as tarefas que lhe são confiadas, para isso ele necessita de profundos conhecimentos da legislação tributária e das legislações pertinentes aos tributos que a empresa esteja sujeita. 

  1. Procedimentos Metodológicos
  • Perspectivas do estudo 

A pesquisa trata de um estudo de caráter exploratório e de natureza qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de questionários com cinco perguntas abertas, aplicada ao contador do escritório de contabilidade no município de Ubajara-Ceará, a fim de colher informações pertinentes a área da importância do contabilista.

Elaborou-se a pesquisa a partir de estudos bibliográficos sobre a Importância do profissional contábil para o bom funcionamento das empresas, tendo como principais autores: Orni Moura Ribeiro, José Carlos Marion, Antônio Lopes Sá, Cláudio Ulysses Ferreira Coelho e Luiz dos Santos Lins, especialistas na área de contabilidade.  

  • Delimitação do estudo

O cenário para a análise foi um escritório de contabilidade localizado na cidade de Ubajara-Ceará, região noroeste do Estado do Ceará.  A escolha do local deu-se pela necessidade de examinar a importância do profissional contábil e suas competências, com intuito de propor medidas para o desenvolvimento das competências profissionais dos contadores.

O questionário foi aplicado para um contador. A coleta de dados foi obtida no dia vinte e um de novembro de dois mil e dezoito, durante o turno da tarde.

  • Limitação do estudo

Quanto ao questionário utilizado na pesquisa como instrumento de coleta dos dados conclui-se que foi de grande proveito para analisarmos a grande importância do profissional contábil para as empresas e para sociedade. 

  • Resultados e Discussões

O principal objetivo do questionário foi descobrir o olhar do contador sobre suas atribuições para com as empresas, por isso fez-se necessário o conhecimento de tais obrigações como contador. Nas empresas de forma geral o contador é reconhecido como uma figura importante para organizações, uma vez que através de suas analises e levantamentos administrativos de todas as informações necessárias que são coletadas, a partir dai são tomadas decisões relevantes para o bom funcionamento da empresa.

O questionário foi realizado no escritório de contabilidade, junto ao Contador Proprietário.

A primeira pergunta. Qual a importância do profissional contábil para as empresas?

O profissional contábil é considerado como um importante formador e orientador de opiniões e hoje no meio empresarial está se tornando um dos mais importantes profissionais dentro das organizações, ganhando assim destaque pela capacidade de direcionar e analisar as gestões de negócio.

A segunda pergunta. Em sua opinião os profissionais contábeis influenciam nas tomadas de decisões empresariais?

Hoje em dia o contador está sendo um verdadeiro aliado das empresas que passam por diversas mudanças, com isso há o aumento da possibilita e necessidade de profissionais prestando assessoria ou consultoria, para que assim possam atingir a excelência nas tomadas de decisões.

A terceira pergunta: Qual a importância das informações contábeis para se obter um bom funcionamento nas empresas?

Sabemos hoje que a contabilidade precisa de informações para desenvolver suas atividades, é através dessas informações que o contador realizará seu trabalho contábil que auxiliará a direção da empresa em suas tomadas de decisões.

A quarta pergunta: Quais são as áreas das empresas que necessitam mais de informações contábeis para auxiliarem em suas tomadas de decisões?

O contador tem sido um verdadeiro aliado das empresas desde o chão de fábrica até aos mais altos cargos de uma organização, o que possibilita o acesso à contabilidade em todas as áreas. A que eu considero que necessita de mais informações é a área tributária, pois sabemos que toda entidade é obrigada a recolher aos cofres públicos tributos gerados em decorrência da gestão normal do patrimônio.

A quinta pergunta: Em seu ponto de vista, atualmente os profissionais contábeis estão sendo mais valorizados.

Há algum tempo atrás o contador era visto somente pelas atribuições de debitar e creditar e gerar informações ficais para o governo. Mas podemos observar que o profissional contábil nas empresas está sendo mais valorizado, aceito pelos gestores empresariais, pois hoje a contabilidade influencia de forma significante nas tomadas de decisões em uma empresa.

5 Considerações Finais

O presente trabalho teve o objetivo de demonstrar como a constante atualização e aperfeiçoa mento profissional contribuem para melhorar a atuação do contabilista diante do cenário de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, fez conhecer que a profissão contábil está em constante mudança.

 A contabilidade está dividida em ramificações e especializações atendendo as necessidades do mercado de trabalho, acompanhando a evolução da sociedade passando da contabilidade manuscrita para a ascensão tecnológica.

Diante desse contexto, foi possível observar que o profissional contábil está a cada dia buscando seu aperfeiçoamento, pois o sucesso na carreira depende muito do quanto esse profissional está preparado, uma vez que a competitividade está aumentando a passos largos.

Confirmam a primeira hipótese que para garantir sua permanência no mercado de trabalho o profissional contábil indiscutivelmente precisa ir de encontro ao seu aperfeiçoamento na área contábil. Ficou nítido que programas, cursos, eventos e palestra promovidos pelo governo em parceria com instituições, aumentaram gradativamente a demanda de empregabilidade na área contábil ficando confirmada assim a segunda hipótese.

A busca pelo aperfeiçoamento, a atualização do profissional contábil, está inserido seu domínio com as tecnologias da informação, pois as inovações tecnológicas requerem do profissional contábil, rapidez, flexibilidade e conhecimento do mesmo, essa afirmação vai de encontro à terceira hipótese.

Diante da pesquisa realizada percebeu-se a importância da educação continuada para os profissionais contábeis, é válido observar que o mercado de trabalho ofertado para as ciências contábeis evoluiu consideravelmente acompanhando a tendência do mundo globalizado e adequando-se as regras e exigências do mercado de trabalho.

Características como credibilidade e competência estão presentes perfis indispensáveis ao bom profissional contábil na atualidade.

Nessa construção teórica percebeu-se a importância do código de ética no desempenho do profissional contábil, promovendo a busca por aperfeiçoamento, pois gerar conhecimento também é uma forma de exercer a ética na profissão.

Portanto, o profissional contábil se depara com desafios dos novos tempos e precisa estar apto a corresponder às novas expectativas a cerca de sua profissão. Para isso é necessário manter-se atento às inovações, conhecer outras áreas que possam agregar valor a seu desempenho profissional, ou seja, buscar atualizar-se constantemente, aperfeiçoar de suas habilidades e assim continuar atuante no mercado de trabalho.

É relevante sugerir para maior compreensão do tema a realização de pesquisas no âmbito do aperfeiçoamento do profissional contábil uma que vez, as mudanças no mercado de trabalho são constantes e requer desse profissional uma contínua atualização.

Referências

COELHO, Cláudio Ulysses Ferreira e Luiz dos Santos Lins.  Teoria da Contabilidade. 1 ed. São Paulo: Atlas,2010. 

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. São Paulo 8ª edição, Atlas, 2006. 

RIBEIRO e PINTO, Osni Moura e Mauro Aparecido. Introdução à Contabilidade Tributária. São Paulo: editora Saraiva 2ª edição, 2014.

RIBEIRO, Orni Moura. Contabilidade geral. São Paulo: editora Saraiva 8ª edição, 2012.              

REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, 2007.         

SÁ, Antônio Lopes de. A ética profissional. 6 ed. São Paulo: Atlas,2005.